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quarta-feira, 12 de março de 2008

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Programa de O Boticário incentiva devolução de embalagens para reciclagem


Cada vez mais, empresas de diversos ramos e setores aderem a práticas sócio-ambientais corretas, com o intuito de promover a conscientização da sociedade em prol do meio ambiente. O Boticário é uma dessas instituições que, de longa data, adota uma política de gestão ambiental para aplicá-la, não apenas entre seus funcionários, mas também entre seus consumidores, prestadores de serviço e colaboradores.
A preservação ecológica e o estímulo à bioconsciência dos seus próximos são preocupações já de outrora da empresa paranaense. Movido por essas razões, em 1990, O Boticário se tornou um dos pioneiros no aspecto de adoção de políticas voltadas ao compromisso social com a natureza e, assim, formou a Fundação O Boticário.
Desde então, a empresa, em parceria com sua fundação, tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de estimular a responsabilidade sócio-ambiental entre seu público e afins.
Dessa preocupação da instituição com a questão, sobretudo, da reciclagem em potencial de suas embalagens, surgiu, em 2005, um programa que tem como mote buscar soluções para o reaproveitamento dos resíduos de seus produtos.
O Programa BioConsciência faz com que cada loja O Boticário se torne um canal entre empresa e consumidor, afim de estimular a prática ambiental individual, evitando a degradação da natureza e o desperdício de seus recursos. A idéia central da iniciativa baseia-se no fato de que as embalagens dos produtos da empresa podem ser devolvidas após o uso, facilitando, assim, o reaproveitamento das mesmas para diversos outros fins. Além da reciclagem, o programa tem como objetivo substancial a promoção e o despertar da consciência ecológica de seus consumidores.
“Esse programa d’O Boticário serve como uma ferramenta conscientizadora de educação ao consumidor, que contribui para a prática e discussão das questões ambientais na sociedade”, afirma Marcos Baptistucce, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da instituição.
Para contribuir, basta que o consumidor separe as embalagens dos produtos da empresa (perfumes, cremes e qualquer outro da linha estética) após o uso e as leve na loja O Boticário mais próxima.
É necessário expor que não existe qualquer outro estímulo dado pelo O Boticário pela devolução dos resíduos a não ser a própria promoção da cidadania. “Não queríamos que o nosso consumidor fosse movido apenas pela troca financeira ou por descontos, mas sim pela oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente”, expõe ainda Baptistucce.
A empresa, presente no mercado de perfumaria e cosméticos há mais de 29 anos, através de seus programas bio-responsáveis, promove a consciência ambiental de seus consumidores, além de despertar a preocupação com a natureza e seu manejo sustentável.

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