conteúdos da página PERIÓDICAS: LITERATURA DE NÃO FICÇÃO É TEMA DE OFICINA EM CURITIBA

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

LITERATURA DE NÃO FICÇÃO É TEMA DE OFICINA EM CURITIBA

 Iniciativa busca fomentar o Jornalismo Literário enquanto fazer artístico na cidade


Jornalismo é jornalismo e literatura é literatura. Certo? Nem tanto. Do contrário, não existiria o jornalismo literário, vertente textual que conta as histórias do cotidiano por meio de técnicas narrativas e de recursos estilísticos utilizados em romances, novelas, contos e outras formas literárias pelas quais escrevemos e falamos sobre o mundo.

As particularidades desse gênero serão assunto da oficina on-line “Literatura de não ficção”, com a jornalista e pesquisadora do tema Maura Martins, promovida pela Canô Produções. Os encontros ocorrem nos próximos dias 10, 17 e 24 de outubro (segundas-feiras), sempre das 9h30 às 11h30. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas a partir do endereço linkr.bio/canoproducoes ou pelo perfil da Canô no Instagram. A oficina é gratuita, com vagas limitadas e certificação digital.



O curso busca promover uma introdução à literatura de não ficção, nomenclatura que se refere ao jornalismo literário ou narrativo. A ideia é destrinchar a relação histórica entre a literatura e o jornalismo, os tipos de narrativas de não-ficção e as técnicas mais usadas, discutindo como uma área influencia a outra. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a fazer exercícios de escrita a partir dos conteúdos abordados.

Essa é uma ação cultural do projeto “eBook Dinamite: uma tragédia em Curitiba”, realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. No mês passado, o projeto promoveu o lançamento do livro digital de Anna Carolina Azevedo, que narra a história da explosão de um caminhão carregado de dinamite na capital paranaense, no ano de 1976. A obra está disponível para download gratuito nas plataformas Amazon e Kobo e também no endereço linkr.bio/canoproducoes.


Sobre a ministrante


Maura Martins é crítica de TV e literatura, roteirista e professora. Atua como editora do portal Escotilha, roteirista no Meteoro Brasil e colunista no TecMundo. Em 2008, a pesquisadora foi orientadora de “Dinamite: uma tragédia em Curitiba”, projeto defendido como o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Anna Carolina. Para a autora, a parceria com Maura é um aspecto fundamental na criação da obra, pois, sob sua orientação, foi possível definir escolhas narrativas e estilísticas presentes no corpo do texto.


Serviço:


📌 Oficina “Literatura de não ficção”

Com Maura Martins

Dias 10, 17 e 24 de outubro, das 9h30 às 11h30.

Encontros pela plataforma Zoom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário