conteúdos da página PERIÓDICAS: TRAGÉDIA EM ANGRA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TRAGÉDIA EM ANGRA

Chuva devasta Ilha Grande - a maior e mais povoada de todas as 365 ilhas que desenham litoral angrense


Logo na primeira madrugada de 2010, deslizamentos de terra atingiram Angra dos Reis, fizeram sucumbir várias casas e vitimaram quase meia centena de vidas. Quem à noite comemorava as entradas de um novo ano, pela manhã lamentava a destruição impiedosa, que acompanhou as primeiras horas do nascer de mais uma década.

As tempestades, que tiveram início em 30 de dezembro, prenunciavam uma tragédia iminente. O réveillon seria interrompido não pela chegada da meia-noite, mas, sim, pelo irromper das toneladas de terra que se desprenderam das encostas que rodeiam a cidade de Angra. Barro que soterrou casas, vidas e sonhos para um 2010 recém-chegado.

Parte das instalações da pousada Sankay, atingida pelo desabamento em Ilha Grande, foi completamente destruída. O que restou daquela noite, não apenas no reduto de turistas, mas também nas casas de moradores da cidade, esboça o desespero de quem teve sua vida atropelada pela intempérie da natureza. Na região da pousada, as equipes ainda procuram por corpos de quatro mulheres que continuam desaparecidos. Não há previsão para o término das buscas.

Até às 20 horas deste domingo, 46 eram as vítimas fatais dos soterramentos em Angra. Na manhã de hoje (4), equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de mais um homem soterrado no morro da Carioca.


Os serviços de meteorologia prevêm um verão com muitas e severas chuvas na região do litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

Coletiva
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, concedeu entrevista coletiva para falar sobre a tragédia causada pelas chuvas na cidade. Jordão afirmou que em apenas três dias o índice pluviométrico registrado foi superior a 500 milímetros. A prefeitura estima que os deslizamentos na virada do ano tenham causado um prejuízo de cerca de R$ 250 milhões

5 comentários:

  1. Anônimo4/1/10 19:45

    Fiquei realmente emocionada ao ver um pai, de uma das vítimas que ainda não teve seu corpo encontrado, se perguntando onde levará uma flor, uma "velinha" se não encontrarem o corpo... no mar?!

    Muito triste.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil esta aos poucos dissolvendo-se.....As PREFEITURAS, sem uma analise previa dos terrenos
    permitiu que se fizesem, moradias em lugares passiveis de a natureza modificar. Sem este estudo isto com certeza vai acontecer ainda em muitas regiões do pais
    Sueli

    ResponderExcluir
  3. Gilberto Lopes - Praia (Cabo Verde)5/1/10 12:31

    Oi Sue
    Acompanhei essa tragédia na TV
    De facto em certas épocas do ano deviam-se registar apenas nascimentos. Nunca falecimentos e muito menos tragédias como esta. Que para muita gente a quadra festiva fica definitivamente maculada.
    Gil

    ResponderExcluir
  4. Aaaai . Qee horror !

    Coitados deles ! :(

    ResponderExcluir
  5. A toda ação corresponde uma reação!Essa é uma lei imutável da física,da quimica e de tantas outras áreas....Quando fechamos uma nascente,desmatamos uma área de terra,aterramos,cavamos,desviamos rios,poluímos,nao temos noção dos efeitos que esses atos causarão!E a natureza responde-hoje,amanhã ou daqui a 20 anos.Mas responde.

    ResponderExcluir